Polo de Sapiranga - blog colaborativo dos alun@s do curso de Pedagogia à distância da UFRGS
quarta-feira, novembro 29, 2006
:: ECS 9- Grupo B- Texto final
Componentes:Elisa, Cristiane,Ana Maria, Cleci, Suzan EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E TRABALHO. Karl Marx e Friedrich Engels ?É na prática que o homem deve demonstrar a verdade, isto é, a realidade e o poder, a de seu pensamento.? Karl Marx O capitalismo exigiu uma crescente capacidade intelectual de todos os indivíduos. O homem e suas qualidades são determinados por uma série de fatores. As circunstâncias fazem mudar os homens, as condições materiais do mundo e da sociedade onde o ser está inserido desenvolvem nele diversas qualidades, algumas a satisfazem mais do que as outras. O homem vive na sociedade em disputa materialista,lhe permitindo assim um desenvolvimento unilateral.Seu pensamento é determinado pelas condições em que vive. Os sentidos do homem social são distintos do homem não social, este por sua vez não tem tantas oportunidades. A formação dos cinco sentidos é um trabalho de toda a história Universal até os nossos dias, mas são limitados para o homem mais necessitado. O homem desenvolve seus sentidos e suas qualidades diversas, mas é no trabalho que ele se satisfaz e usa sua melhor qualidade, colocando a paixão no que faz. A sociedade não pode ser considerada como um só indivíduo, mas um conjunto de indivíduos que se dedicam a atividades diversas e que precisam de necessidades referentes ao seu trabalho. Quanto mais necessárias parecem as necessidades, maior é o grau de desenvolvimento da riqueza. Para se dissolver as condições econômicas que sustentam a comunidade basta um desenvolvimento das forças produtivas. Cada nível de desenvolvimento das forças produtivas sociais é uma barreira a superar. O valor fica estabelecido como produto e não como algo acima da produção. Sem dúvida o trabalho, como em suas formas históricas - escravidão, servidão e assalariado - é forçado, imposto a partir do exterior (capital, necessidades). Adam Smith leva em conta os escravos do capital. Para Sr. Senior a abstinência, a avareza são prazeres. Se o operário tivesse esse mesmo prazer com o trabalho, o produto não perderia um centavo de seu valor. Bibliografia: Textos sobre Educação e Ensino. Marx, Karl e Engels, Friedrich São Paulo, Moraes ? pág. 27 a 43. Questões: ? Que fatores desenvolvem as qualidades do ser humano? ? Quais circunstâncias podem mudar uma pessoa? ? Como o homem desenvolve seus sentidos? ? Qual a relação entre ser e ter?