quarta-feira, novembro 29, 2006

:: ECS 9- Grupo B- Texto final



Componentes:Elisa, Cristiane,Ana Maria, Cleci, Suzan
EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E TRABALHO.
Karl Marx e Friedrich Engels
?É na prática que o homem deve demonstrar a verdade, isto é, a realidade e o poder, a de seu pensamento.? Karl Marx
O capitalismo exigiu uma crescente capacidade intelectual de todos os indivíduos.
O homem e suas qualidades são determinados por uma série de fatores.
As circunstâncias fazem mudar os homens, as condições materiais do mundo e da sociedade onde o ser está inserido desenvolvem nele diversas qualidades, algumas a satisfazem mais do que as outras.
O homem vive na sociedade em disputa materialista,lhe permitindo assim um desenvolvimento unilateral.Seu pensamento é determinado pelas condições em que vive.
Os sentidos do homem social são distintos do homem não social, este por sua vez não tem tantas oportunidades.
A formação dos cinco sentidos é um trabalho de toda a história Universal até os nossos dias, mas são limitados para o homem mais necessitado.
O homem desenvolve seus sentidos e suas qualidades diversas, mas é no trabalho que ele se satisfaz e usa sua melhor qualidade, colocando a paixão no que faz.
A sociedade não pode ser considerada como um só indivíduo, mas um conjunto de indivíduos que se dedicam a atividades diversas e que precisam de necessidades referentes ao seu trabalho. Quanto mais necessárias parecem as necessidades, maior é o grau de desenvolvimento da riqueza.
Para se dissolver as condições econômicas que sustentam a comunidade basta um desenvolvimento das forças produtivas.
Cada nível de desenvolvimento das forças produtivas sociais é uma barreira a superar. O valor fica estabelecido como produto e não como algo acima da produção.
Sem dúvida o trabalho, como em suas formas históricas - escravidão, servidão e assalariado - é forçado, imposto a partir do exterior (capital, necessidades). Adam Smith leva em conta os escravos do capital.
Para Sr. Senior a abstinência, a avareza são prazeres.
Se o operário tivesse esse mesmo prazer com o trabalho, o produto não perderia um centavo de seu valor.
Bibliografia: Textos sobre Educação e Ensino. Marx, Karl e Engels, Friedrich
São Paulo, Moraes ? pág. 27 a 43.
Questões:
? Que fatores desenvolvem as qualidades do ser humano?
? Quais circunstâncias podem mudar uma pessoa?
? Como o homem desenvolve seus sentidos?
? Qual a relação entre ser e ter?



.:: comentários: