domingo, novembro 26, 2006

:: SEMANAS 7 e 8 - ECS 9 ? MARX II



GRUPO H ? O ENSINO E A EDUCAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA - Versão Final


Componentes:
Maria Bernadete K. Deuner
Rosemari de Almeida
Rozane W. Pastório
Simone Scherer
Sílvia Nunes Keller


Após analisarmos as referências de Marx e Engels sobre questões de ensino e educação, constatamos que as preocupações são semelhantes as que vivenciamos hoje. E que houve por parte deles uma grande preocupação com a igualdade entre os seres humanos.
Os anarquistas chamaram atenção sobre aspectos prioritários da educação e confiaram no ensino e na construção como instrumento de transformação.
A perspectiva com que Marx e Engels abordam o tema do ensino e da educação da classe operária: Ambos procuram fugir de colocações abstratas, excessivamente gerias ou vagas. A situação que lhes interessa é a dos trabalhadores, uma estrutura social onde eles tenham hegemonia, onde desapareça a divisão do trabalho e a felicidade substitua a necessidade. Para chegar até aí, não se deve voltar atrás, deve-se caminhar adiante.
As reflexões de Marx e Engels deram muita importância ao ensino, trabalho infantil e aos adolescentes, expondo assim a necessidade de introduzir um sistema educativo que elimine a situação dominante.
No capitalismo só é produtivo o trabalhador que produza mais valia para o capitalista. Um mestre-escola é um trabalhador produtivo quando trabalha não só para desenvolver a mente das crianças, mas também para enriquecer o dono da escola.
A sociedade organizada, segundo o modo comunista, dará aos seus membros para desenvolverem tanto os seus sentidos como as suas aptidões. Por isso, a sociedade organizada é incompatível com a existência de classes sociais e oferece diretamente os meios para eliminar tais diferenças de classes.
É possível ver o que fazem a burguesia e o Estado para a educação e o ensino da classe trabalhadora. A miséria não só ensina o homem a rezar, mas também ensina a rezar e atuar.
A escola primária obrigatória oferecerá tudo o que em si mesmo e por princípio Ter algum atrativo para o homem sobretudo os fundamentos e os resultados principais de todas as ciências que digam respeito as concepções do mundo e da vida.
Estas questões são atualmente consideradas importantes no desenvolvimento dos currículos escolares. Com relação a assistência escolar obrigatória e gratuita para todos, constatamos que em nossos ambientes escolares que muitas vezes, falta incentivo por parte dos governantes e as escolas necessitam auxílio dos pais e promoções realizadas pela escola para poderem proporcionar aos alunos um ensino de melhor qualidade. Principalmente, curso superior, muitos alunos não fazem por não terem condições financeiras.



.:: comentários: